Buscar

Lucas Dittrich vence a 1ª da "Batalha das Nações" pela VAR GT3 Series.


#88 Lucas Dittrich - BlackBirds Racing | Vencedor da prova em Zandvoort

Ao contrário do futebol onde o Brasil leva uma histórica vantagem nos confrontos contra nossos vizinhos peruanos , no automobilismo virtual, a história é bem diferente. Quando o assunto é corridas on-line, “eles”, os peruanos, tem obtido ultimamente grandes resultados e títulos pelas competições e ligas tupiniquins. Não é a toa que cada vez mais a comunidade tem abraçado e “rivalizado”, no bom sentido, as disputas pelas corridas nos mais variados terrenos, em especial, no simulador rFactor 2. E foi nesse clima que caminhamos para a estreia da VAR GT3 Series lá no velho continente, no “novíssimo” traçado de Zandvoort, na Holanda, que recebeu 24 carros dentre as máquinas mais desejadas da classe GT3.


24 carros alinharam para a estreia da VAR GT3 Series


O grid técnico e o equilíbrio da disputa se deram logo na sessão classificatória. Nas 10 primeiras posições, cinco eram brasileiros e outros cinco peruanos, sendo que 8 destes conseguiram voltas dentro no mesmo segundo. O pole-position Alessandro Silva (Fast Lap Esports) puxou o pelotão com a marca de 1.33:356, tendo Lucas Dittrich (BlackBirds Racing) com o tempo de 1.33:407 fechando a 1ª fila. Alexandre Paumgartten (BlackBirds Racing) saiu em 3º girando em 133:591, Giancarlo Velarde (GV Racing) em 4º com 1.33:831 enquanto que seu conterrâneo e companheiro de equipe Martin Garrido, fechou top five da classificação com o tempo de 1.33:840. Com o final da sessão, a expectativa era alta para o início da corrida e das disputas por posições na pista.

#89 Alessandro Silva - Fast Lap Esports | Pole-Position em Zandvoort

Após uma largada tranquila as posições permaneceram basicamente sem alterações, e os pilotos começaram a sentir na pele que a nova curva de acesso a reta principal, que agora conta com inclinação de circuito oval da NASCAR, de nada ajudava nas possibilidades de ultrapassagem entre carros e pilotos tão equilibrados. Formou-se então no traçado holandês uma verdadeira “fila-indiana”, onde ultrapassagem era um movimento quase que inexistente na corrida. Os pilotos contavam com erros dos adversários, porém, os erros praticamente não eram vistos, e assim foi durante boa parte do primeiro stint da prova. Pouquíssimas manobras eram tentadas, menos ainda obtinham sucesso, e os pilotos deram “show” no quesito esportividade e fair-play, mostrando que, sim, é possível termos uma boa corrida sem muitas ultrapassagens desde que haja o respeito entre todos.

Fila indiana provocada pelas poucas chances de ultrapassagem em Zandvoort

Renzo Melzi (PER) na tentativa de ultrapassagem em cima de Pedro Delgado (BRA)

Então vieram as primeiras paradas e uma situação não prevista que começaria a mudar o rumo da disputa. A pista recém-lançada pelo Studio397 contava com linhas de corte bastante criteriosas. Alguns pilotos não se deram conta, ou mesmo cientes, não conseguiram evitar os famosos “cut-tracks”. Dentre eles estava o até então líder da prova Alessandro Silva que recebeu um Drive-Through do simulador, abrindo espaço para Lucas Dittrich assumir a ponta da corrida e acelerar para sua vitória na estreia da categoria. Lucas ainda teve que resistir aos ataques do Corvette do seu companheiro de equipe A. Paumgartten, que chegou a liderar a prova assim que Lucas parou. Entretanto, Paumgarttten também recebeu um Drive-Through que o fez perder a 2ª posição para Giancarlo Velarde, que foi o melhor peruano da noite. Na sequência fecharam Martin Garrido em 4º e Alessandro Silva que salvou o 5º lugar.


#34 Giancarlo Velarde - GV Racing | 2º colocado e melhor peruano da prova


- VT 1ª Etapa: Zandvoort



Agora o foco está na Alemanha, mais especificamente no traçado virtual de Hockenheim, palco da 2ª etapa da temporada. Com uma reta extensa finalizada com um verdadeiro hairpin, as ultrapassagens não devem ser "problema" na corrida desta vez. Isso nos leva a crer que no 2º ato da "Batalha das Nações" que terá transmissão Ao Vivo e exclusiva da XtremeTV, terá muito mais disputas e movimentações pelo pelotão. Então não perca, nesta quinta-feira dia 04/06 à partir das 22h00 pelo horário e Brasília. Esperamos você!



109 visualizações
RC.png

RACERCLUBE @ 2020