Buscar

Jeferson Richart surpreende e Phillipe B. Antunes confirma vitória sobre o atual campeão.

Atualizado: Out 22


Jeferson Richart #03 | Racers4Fun & Phillipe Antunes #189 | 027 Racing


A Multiclass Series começou bem demais terminando com 18 dos 21 carros que largaram em Silverstone. A competição no simulador rFactor 2 que mistura os velozes protótipos P2 com os GT Endurance, tem nesta edição uma curiosidade não comum no cenário do AV, com os carros mais rápidos (P2) sendo a grande maioria do grid. Nos protótipos ainda destacaram-se em quantidade as equipes HM Engineering e Team Schnell com 4 carros cada, enquanto que na GTE houve uma maior variedade de equipes mesmo com um número menor de carros. Na largada, mesmo com sol a pino, a corrida começou se mostrando um tanto morna, marinada com alguns incidentes que foram consideradas corriqueiras para a eficiente direção de prova ativa, dada a diferença de velocidade entre as categorias. Com um grande equilíbrio entre os pilotos, a grande incógnita no quesito competitivo se deu pela variedade de estratégias, tendo três tipos de pneus disponíveis e uma parada obrigatória. Pelos protótipos, com os cinco ponteiros - João Regatieri (Team Schnell) que havia marcado a pole position, Jeferson Richart (Racers4Fun), Lucyano Bussular (027 Racing), João Gabriel e Pedro Moura da HM Engineering - se distanciando quase que igualmente, Regatieri confiou em tentar fazer as paradas mais tardia no primeiro stint, e acabou perdendo posições para Jeferson e Lucyano que foram para uma estratégia diferente.


Grid de largada para a 1ª Etapa em Silverstone


Após a primeira parada, os motores foram esquentando, assim como o ímpeto para as disputas. Na briga dos carros de GTE, a corrida seguia tranquila nas mãos de Phillipe B Antunes da 027 Racing, enquanto que mais atrás, as disputas pegavam fogo. Giovanni Baltieri (VRT Brasil) na tentativa de ganhar a terceira colocação da M Tech de Edgar Horst Jr. , espalhou demais por dentro, acabaram rodando e Baltieri levando o primeiro drive-through da corrida. A pancada não parou Edgar, que com grande resiliência e velocidade, parou mais cedo e também conseguiu realizar um excelente undercut sobre Edilson Freshi (Tornado e-Motorsports). Com pneus melhores, ficou fácil para a “bemosa perseguidora” de Horst Jr contra a estratégia de pneus duros de Renato Soares (BVR League), conquistando a terceira colocação com uma belíssima manobra por fora.

Na reta final da prova, na 3ª posição, João Regatieri começava a sentir o peso dos pneus macios desgastados mesmo após a sua primeira parada. Pedro Moura que vinha logo atrás foi esperto, fez a segunda parada antes. Calçando os pneus médios, conseguiu fazer o undercut sobre o piloto da Team Schnell, que novamente tentou os pneus macios. A briga mais “caliente” da noite havia acabado de começar. Durante 30 minutos, João Regatieri com pneus mais rápidos, tentou e tentou, mexeu e remexeu, mas não conseguiu ultrapassar Pedro Moura, que defendeu duramente a sua posição até o final da prova. Num lance "polêmico", os dois se enroscaram na Maggots e quem levou a pior foi João que acabou rodando. Longe de todas as brigas e tendo que somente se desvencilhar dos GTE, os dois primeiros seguiam se marcando na mesma estratégia. Parando mais tarde nos pits, Lucyano Bussular foi mais rápido e acabou tomando a liderança de Jeferson Richart. No entanto, a maior velocidade da sua parada por não trocar os pneus teve uma péssima consequência. Poucas voltas depois, Lucyano acabou rodando e entregando de "lambuja" a primeira posição novamente à Richart, que com muita inteligência em sua estratégia, manteve a sua posição e foi o primeiro a receber a bandeira quadriculada na temporada regular. Nos GTE, Phillipe Antunes foi impossível, começando o campeonato com um absoluto Grand Chelem e sendo a chave da dobradinha da 027 Racing com Guilherme Farias. Completou o pódio Edgar Horst Jr coroando a sua excelente recuperação.



- Confira o resultado final da 1ª Etapa em Silverstone:

Análise Direção de Provas: Giovani Baltieri #48 | Drive-Through | Causar acidente com prejuízo ao adversário Hélio Vamberto #64 | Drive-Through | Causar acidente com prejuízo ao adversário João Regatieri #36 | Advertência| Causar contato sem prejuízo ao adversário

- Próxima parada: Istanbul Park A próxima etapa da Multiclass Series, será realizada no pouco utilizado, mas grandioso circuito de Istanbul Park, no dia 22 de outubro de 2020 à partir das 21h30. Preparem-se para novas emoções.

- Confira o VT da Etapa:



94db9c3c1eba8a38a1fcf4f223294185.png
RC.png

RACERCLUBE @ 2020