Buscar

Racer Clube retorna de cara nova, cheio de desafios e com muita energia para a temporada 2020.



Após duas temporadas com os motores desligados, o Racer Clube está de volta ao cenário do automobilismo virtual. Bruno Mali, administrador geral do RC, nos contou um pouco sobre este "recesso" pelo qual passou o clube:


" - Infelizmente, alguns problemas familiares e de saúde me afastaram do AV nestes últimos dois anos. Foram momentos difíceis, porém, de muito aprendizado. E com a graça de Deus tudo está melhorando agora, e posso novamente tocar o projeto que ficou parado nesse período".


O retorno de Mali foi anunciado em um vídeo postado na última segunda-feira, 02/12, no grupo Racer Clube no Facebook. O vídeo foi recebido com um mix de alívio e alegria pela comunidade, dando força para que o agora, "caipira", voltasse com força máxima em 2020. Ele nos deu mais detalhes de como se dará esta nova fase, confira nesta entrevista exclusiva:



- Qual o sentimento de estar de volta ao Automobilismo Virtual?

Estou muito feliz. Imaginei que houvesse uma reação majoritariamente boa por parte da comunidade, mas ainda sim tinha receio. Natural. Mas foi muito melhor do que eu esperava e está me fazendo muito bem. Fico com um sentimento ainda maior de gratidão e compromisso com essa galera. Claro que tem muita gente chateada comigo ainda, e de certa forma com razão, mas o tempo vai curando as coisas e espero que em breve possamos estar curtindo, todos, as noites de velocidade.



- Certo. E passada a "euforia", quais são os planos iniciais?


Não dá para fazer nada de novo se não ajustarmos as pendências, e é nisso que estou focado agora. Precisamos o mais rápido possível encaminhar as premiações da temporada 2017, para que antes do fim deste ano, todos os pilotos já tenham recebido aquilo que lhes são de direto: seus troféus. Já estou entrando em contato e ajustando o processo de entrega. Estamos lançando hoje a nova identidade visual do Clube, mais neutra e moderna que estava “engavetada” desde o final de 2017. Paralelamente, já estamos trabalhando no restabelecimento e atualização do site, e na elaboração de algo bem bacana para para ser realizado já no começo de 2020. Muito trabalho, pouca promessa. Este é o plano.



- Agora sim, disso que o povo gosta. Campeonatos? Quando começa? Quais simuladores?


Antes de mais nada, vamos com calma. O Mali que tomava "alucinol" acabou "explodindo o motor!"...sem passos maiores que a perna, sem acúmulo de trabalhos e funções das quais não darei conta sem comprometer minha saúde. Isso ficou no passado. Vamos começar de maneira compacta, gradativa e sem estourar o nosso limite. A meta do “novo” Racer Clube é qualidade, não mais quantidade. E exatamente por essa "nova cultura", estou muito inclinado a utilizar uma ou no máximo duas plataformas no início do ano. Sei que de cara alguns vão gostar, e muitos outros vão ficar desapontados com essa informação. Eu sei. Mas como eu disse lá atrás, preciso fazer aquilo que está ao meu alcance. Três ou até quatro plataformas para administrar nesse momento é inviável. Quem trabalha ou já trabalhou com isso, sabe que a cada simulador diferente, no mínimo dobra-se o trabalho. É um fato. E eu preciso acelerar de maneira mais controlada para não derrapar logo de cara.



- Isso significa que o Racer Clube pode ser exclusivo de um único simulador agora?


A princípio, não! Esse nunca foi nosso propósito. Isso significa que na T1/2020, que deve acontecer entre os meses de janeiro e fevereiro, teremos uma grade menor de opções. Abrindo o jogo aqui com vocês, Assetto Corsa Competizione e rFactor 2 são os favoritos nesse momento. Podemos utilizar os dois ou apenas um deles, mas isso não impede que possamos fazer eventos especiais, e que em breve, tenhamos outras plataformas dentro do Clube. Nos próximos dias pretendo fazer uma enquete para sentir um feedback do pessoal sobre projeções para 2020. Não tenho como deixar de ver que o Automobilista é atualmente o mais difundido no AV brasileiro. Aliás, a partir de março do próximo ano teremos o Automobilista 2 com uma engine de encher os olhos, e sabendo da competência da Reiza Studios, não podemos duvidar da qualidade que será apresentada em termos de física. O próprio Assetto Corsa, que fez parte do clube com muito sucesso em 2017 é olhado com carinho. Até o F1 2019 da Codemasters é algo que me seduz para um campeonato anual. Enfim, é o que eu tenho dito, um passo de cada vez. Sempre que eu sentir que existe a possibilidade de uma nova plataforma com bom quórum, sem perder a qualidade e principalmente sem sobrecarga de trabalho, teremos ela aqui.



- Em relação a "sobrecarga", você pretende dividir funções no clube? Caio "Carrasco" Russi, estará presente neste retorno?


Carrasco Russi...ele gosta desta alcunha! Mas falando sério, ainda não tive uma conversa sobre o assunto com o Caio. Se tivesse que apostar, apostaria que não. Ele está focado em outros projetos agora e acabou se afastando um pouco do AV. Creio que nessa semana possamos “nos reunir” para um bate-papo mais longo e quem sabe consigo convencê-lo. Foi um prazer trabalhar com ele, e seria novamente, sem dúvidas. Foi um cara que segurou a barra em vários momentos sem muita, ou nenhuma informação do que acontecia. Sou muito grato à ele. A comunidade de maneira geral sempre confiou e elogiou o trabalho dele, e principalmente do padrão da direção de prova que fazíamos. Claro, quando se fala em direção, punições e decisões, sempre existirão polêmicas, afinal cada um lê do seu jeito uma mesma situação. Mas de maneira geral, os pilotos entendiam os critérios e respeitavam nossas decisões. Fato é que para se fazer Automobilismo Virtual de qualidade sem ajuda não dá. Então, sim, terei que procurar e “seduzir” alguém que reúna entusiasmo, capacidade e comprometimento para tocar o barco.



- E já existe um cronograma com calendário e informações? Quando abrem as inscrições?


Vou me dar essa semana para ouvir, entender e planejar tudo. Claro que já existem algumas ideias fixas, entretanto, o feedback dos pilotos sempre será importante. Não queria me comprometer com datas e prazos para não gerar frustrações de um lado e de outro. Mas como estamos em cima da hora, e claro, existe uma grande expectativa das duas partes, coloco o dia 15/12 sendo a data meta para anunciar quando e como vamos fazer o retorno do Racer Clube. De novo, com os pés no chão, dentro de um cronograma legal e que seja prazeroso para quem faz, quem participa e quem acompanha. Estou animado e motivado a trazer coisa boa para galera.



- Uma última mensagem para os amantes da velocidade?


Queria novamente agradecer as palavras de todos que foram lá no grupo, assistiram e antes de qualquer coisa, se colocaram no meu lugar. Empatia é algo tão distante nesse nosso mundo atual, ainda mais o digital, mas a galera mostrou que são pessoas de bem. Agradecer também aqueles que não se pronunciaram, mas deixaram lá seu "like" como forma de mensagem, e até daqueles que só assistiram, ou leram, e possam estar chateados ainda. Fiquem tranquilos que em breve estaremos conversando e deixando essa rusga para trás… o importante é o agora. Estou muito animado com a volta, mas desde já me colocando limites para não criar expectativas inalcançáveis. Se por ventura não conseguir lhe agradar nesse primeiro momento, por conta dos campeonatos ou simuladores, não fique chateado. Eu não voltei somente para organizar campeonatos, mas também para narrar corridas transmitidas pela XtremeTV, bater bapo, bater porta nas corridas, ou seja, estaremos juntos e misturados de alguma forma. Podem escrever aí. Um forte abraço a todos e fiquem ligados nas novidades.

94db9c3c1eba8a38a1fcf4f223294185.png
RC.png

RACERCLUBE @ 2020